Sistec

A Sistec é uma empresa Angolana com 25 anos de actividade no mercado, integrando várias áreas de negócio.

As nossas principais áreas de actuação reflectem as necessidades do mercado. A satisfação plena dos nossos clientes é a nossa força motriz.

A Sistec – Sistemas, Tecnologias e Indústria S.A, nasceu a 1 de Julho de 1991 em Luanda, surgiu da divisão da Protécnica a primeira empresa privada em Angola, foi fundada com o objectivo de se ajustar às mudanças na política económica de Angola, iniciando a sua actividade com 23 trabalhadores e a divisão de equipamentos de escritórios e informática herdados da Protécnica, numa área de 700 metros quadrados, que ainda hoje mantém.

Desde o princípio colocou-se no mercado de forma inovadora, baseada na qualidade, no desenvolvimento tecnológico e no pioneirismo, que lhe permitiu construir ao longo destes anos uma relação de credibilidade e confiança junto dos seus clientes e parceiros antecipando as necessidades do mercado e excedendo sempre as expectativas.

Apesar do seu “core business” assentar principalmente no domínio das tecnologias de informação e comunicação, a empresa foi evoluindo passando a disponibilizar serviços noutros ramos de actividade, permitindo-lhe desta forma continuar a expandir a sua oferta com vista a transformar-se numa marca com uma oferta global, dispondo para além da área informática, oferta nas áreas de sistemas, comunicações, equipamento de lar e escritório, electrónica, som e PA, energia, internet, formação, desporto e hotelaria.

Responsabilidade Social

Acreditamos na nossa Responsabilidade Social em contribuir para o bem-estar das nossas comunidades e da sociedade em geral.

Consideramos que a Responsabilidade Social das empresas é a inclusão das preocupações sociais e ambientais nas suas operações, contribuindo assim para a satisfação dos seus clientes passando pela gestão das expectativas dos trabalhadores, fornecedores e sociedade em geral.

Integramos a Responsabilidade Social enquanto investimento, onde adoptamos uma abordagem, inclusiva na vertente financeira, comercial e social, considerando que todos, de forma individual ou colectiva têm responsabilidade social.

Entendemos que para além dos objectivos estabelecidos nos nossos estatutos, temos também por missão ocupar o tempo e dar valor aos cidadãos, gerando emprego e criando riqueza.

De entre as variadas iniciativas da Sistec nesta área destacamos as seguintes:

  • Patrocinador exclusivo do clube desportivo “O Maculusso”. Clube que trabalha na área de formação de Andebol e Basquetebol feminino em iniciados, juvenis e juniores.
  • Membro da fundação Lwini.
  • Membro da AIA, CCIA, ATA e US-Angola COC; O PCA da empresa é membro da AFI, participa no CTC do PERT e na CI da OCPCA.
  • Co-financiador da iniciativa “Mankito” em banda desenhada, seguida da “ Parada dos Kandengues”, com a criação de várias personagens que a crítica considerou de qualidade internacional.
  • Patrocinador da série “O Capitão Planeta” durante vários anos sendo esta série dedicada ao “Verde” e “Planeta Terra”.
  • Compra dos direitos de autor de 5 softgravuras de Henrique Abranches, as quais foram incorporadas em 1.000 colectâneas de B nacional, a que chamamos “Golden Pack” distribuídas a nível nacional e internacional.
  • Criação a fundação Sistec que tem por objectivo a realização de acções de apoio social, incluindo aos nossos colaboradores, sobretudo reformados.
  • Co-Patrocinador da Regata Cabo - Rio de Janeiro 2014.
  • Co-Patrocinador, durante vários anos, da corrida de fim de ano S. Silvestre.
  • Co-Patrocinador da equipa de ciclismo do clube “ Os Persistentes”.
  • Colaboração e Co-Patrocínio, nos anos 90, na revitalização do clube ARA da Gabela.

Participadas

Com vista à prossecução dos nossos objectivos de alargar o âmbito da nossa oferta de serviços e produtos fomos expandindo os nossos negócios através das seguintes participadas:



  • Proprietária da Hari-Técnica - Tecnologias e Industria, Lda
    • Assistência técnica em equipamentos de T.I. na Província de Benguela

  • Participação accionária na Itelnet – Comunicações e Serviços, S.A.
    • Operador Fixo de Comunicações
    • A Itelnet é proprietária de 15% da empresa ITA - Internet Technologies, SA

  • Participação societária na Afrigal, Lda
    • Empresa de consultoria e engenharia

  • Proprietária da SisConta – Contabilidade e Serviços, Lda
    • Empresa emergente que opera na área de prestação de serviços de Contabilidade e Auditoria

  • Co-Proprietária da SuperStar, SA - Empresa que se prevê arrancar em 2015
    • Exploração de Ginásios

  • Participação minoritária na BVDA - Bolsa de Valores e Derivados de Angola, S.A. A aguardar decisões superiores sobre funcionamento

  • Participação minoritária no IMC – Instituto de Mercado de Capitais – A aguardar decisões superiores sobre funcionamento

Coordenadas Bancárias

Coordenadas Bancárias

Área legal

A Sistec SA é uma sociedade anónima onde a maioria dos accionistas são igualmente executivos na empresa exercendo cargos de gestão.

 

Informação Legal

Sistec – Sistemas, Tecnologias e Indústria S.A
Sede: Av. Che-Guevara, nº 138 – Luanda - Angola
Capital Social: KZr 2.000.000.000,00 (equivalente no acto da constituição a USD 3,5 milhões)
Registo Comercial: nº 22.319 - Livro E-37/Folha 25 / 61.612/930211
Número de Identificação Fiscal : 54 10002547

 

Alvarás

Comercial

  • Cod. Principal 00162 10 04 2001

Internet Server Provider:

  • Licença de 2 de Abril de 1999
  • Decreto nº 25/96 de 30 de Agosto.
  • Agora agente da ACS/NEXUS/NETONE e ITELNET

Comunicações: nº 478/DH/DNCT/93

 

Registos e Licenças

Licença de Importação Comercial: nº 000365/04/1991
Licença de Importação Industrial: nº 004050/04/1995
Registo Comercial: nº 22.319 - livro E-37/folha 25 / 61.612/930211
Registo Estatístico: nº 6481 de 24/04/91
Publicação: 1º DR nº 29 de 23/07/93 - III série

 

Marcas Registadas e Documentos

SISTEC®; SISTÉU®; SISTINTA®; ELSA®; PAK PAK®;PENANET® e IPOPISP®.

 

Alvarás, Certificados, Registos & Licenças

  • Alvará Comercial
  • Nº de Contribuinte
  • Certificado de Autorização do Exercício da Actividade Comercial Externa
  • Certificado de Autorização do Exercício da Actividade Industrial Externa
  • Certidão da Conservatória do Registo Comercial de Luanda
  • Licença de operador de comunicações (ITELNET)
  • Publicação: 1º DR nº 29 de 23/07/93 - III série [PDF 5.22MB]
  • Licença de Habitabilidade

Administração

Rui Manuel Dos Santos - PCA

Perito Contabilista.

Começou a trabalhar como fotografo aos 14 anos e mais tarde como vendedor de livros e reproduções de quadros celebres enquanto se formava.

Foi auditor da Price Waterhouse, Controller do Abbot Angola e da Plessey Angola até que começou a sua própria empresa em 1981, a Protécnica que foi a 1ª empresa privada nova criada em Angola após a independência.

Em 1991 a Protécnica fez um "demerge" de onde nasceu a Sistec, SA.

Tem experiência em Contabilidade, Auditoria, Vendas, Marketing, Gestão e desenhos de sistemas integrados de IT onde se podem integrar sistemas de comunicações com ou sem fio de qualquer tipo para usos civis, para-militar ou militar.

Tem ainda conhecimentos do sector de medicamentos e ginásios.

Actualmente, para além do cargo que ocupa dirige directamente alguns dos novos projectos e a area de Desporto onde a empresa é distribuidora da Technogym.


António Manuel Nunes Candeias

Iniciou a sua actividade profissional como técnico de contabilidade na Direcção de Contabilidade e Finanças da Companhia Mineira do Lobito em 1975, onde nesse mesmo ano assume a chefia do departamento de contabilidade geral.

Em 1976 assume a função de gerente da Express, Co. De 1980 a 1981, reorganizou a contabilidade da empresa Logitécnica, UEE.

De 1981 a 1988 exerce a função de consultor da empresa SISMET, SA, onde procedeu à organização contabilística de diversas empresas em Angola e Moçambique nas áreas das Pescas, Agrícola, Transportes, Distribuição e Obras Publicas.

Em 1990 co-fundou a empresa SINFORSER, SA, através da qual participou na montagem dos SIG's da Cimangola, Televisão Popular de Angola e Rádio Nacional de Angola. Elaborou os Planos Directores de Informática do Ministério da Juventude e Desportos e da Televisão Popular de Angola. Em 1994 entra para a administração da SISTEC.

Actualmente tem o pelouro das áreas de Finanças, Logística, Formação e a loja do Belas Shopping.


Carlos Miguel Costa de Melo

Nascido em Katchiungo, Huambo, em 1965, formado Em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações pela U.A.N. em 1991.

Começou a actividade laboral em 1984 com electricista e monitor do Instituto Médio Makarenko, de que foi, anos depois, professor de várias disciplinas e coordenador do Curso Médio de Electricidade.

Foi também monitor da U.A.N e técnico de manutenção de equipamentos de artes gráficas (impressoras, guilhotinas, equipamentos de fotocomposição, etc).

Entrou para a Sistec em 1994.

Presentemente é Administrador, com o pelouro da Divisão de Sistemas.


Domingos Neves

Iniciou a sua actividade em 1965 como técnico de rádio na IREL, em Luanda, de onde é natural.

Após o cumprimento do Serviço Militar obrigatório como radiotelegrafista, ingressou na Emissora Oficial de Angola como técnico de áudio.

Continuou na mesma estação emissora, após a Independência de Angola, já denominada Rádio Nacional de Angola, até Agosto de 1989, onde ascendeu a cargos de Direcção nas áreas técnicas de estúdios e emissores de FM e AM.

Antes de se juntar à equipa fundadora da Sistec, trabalhou na Schlumberger como técnico de sondas e na Inter Transportes, como responsável de comunicações.

Desde a fundação da Sistec que exerce funções relacionadas com electrotecnia.

De início, ligado directamente a instalações e reparações. Mais tarde e até ao presente, em funções Directivas técnico-comerciais.


Antonio José Madeira Morais

Iniciou a sua actividade profissional em 1973 como responsável do sector de Stocks na Empresa J.Pinto Comercial.

Em 1976 transita para a área Tecnica vindo a assumir a sua chefia em 1978. Em 1981 muda-se para a Protécnica como responsável do Depto Técnico de Reprografia , organizando em simultâneo o Stock de peças do referido Departamento.

É responsável pela organização do Armazém Central de peças e acessórios da Direcção de Comunicações do Ministério da Defesa entre 1983 e 1989.

Em 1991 desempenhou as funções de Director Administrativo e Financeiro na Angotécnica mudando para a Sistec em 1992 como Administrador e tendo actualmente o pelouro da Divisão Comercial Lar & Escritório.


Mário Nelson F. J. Santos

Iniciou a sua actividade em 1979 como escriturário e responsável da comissão de inventariação da Secretaria de Estado de Educação Física e Desportos.

Em 1980 ingressou na TAAG na área de contabilidade de trafego.

Em 1981 juntou-se à A Nova York Social Modas, SARL tendo desempenhado varias funções desde responsável pela área de importações e do escritório de representação em Luanda.

Em 1987 entrou para os quadros da firma José Luis de Carvalho tendo desempenhado tarefas na área de importação e vendas.

Em 1990 deu inicio à sua colaboração na Protécnica tendo sido monitor de informática e responsável do departamento de equipamentos de escritório.

Em 1992 com a fundação da SISTEC, passou a desempenhar a função de Directos dos serviços administrativos.

Actualmente tem o pelouro das áreas Administrativa, Recursos Humanos e Auto-protecção.


Estatutos

(brevemente)

Orgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral

  • Ana Paula Godinho da Conceição – Presidente
  • José Duarte Dias Paím - Secretário
  • Helga Márcia Lemos Candeias - Secretária

Conselho de Administração

  • Rui Manuel dos Santos – Presidente Concelho de Administração
  • António Manuel Nunes Candeias – Administrador para a área Financeira
  • Joaquim Barros de Pinho - Administrador para a área das Comunicações
  • Domingos Neves - Administrador para a área de Electrónica
  • Nelson José Pereira Rodrigues -Administrador para as Filiais
  • António José Madeira Morais - Administrador para a área de Equipamento de Lar e Escritório
  • Eulálio do Carmo da Silva Rola – Administrador para a área de Informática
  • Carlos Miguel da Costa Melo – Administrador para a área de Sistemas
  • Mário Nelson Fernandes de Jesus Santos - Administrador para a área Administrativa

Conselho Fiscal

  • Armanda Morgado Leitão – Presidente
  • Maria Fernanda Mouro Alves Pereira
  • Pedro Luís Raposo Guerra Marques

Relatório e Contas SISTEC

Relatório e Contas SISTEC 2015

Balanço

2013-2012


2012-2011


2010-2009


2008-2007


2006-2005


 

 

Demonstrações de resultados

2013-2012


2012-2011


2010-2009


2008-2007


2006-2005